Carregando
A disponibilidade para um viver saudável

A disponibilidade para um viver saudável

1No último dia 28 de setembro, sábado, a Bororó25 recebeu seu público fiel para mais uma sessão do Cine Bororo25, com o filme “As sessões” (The Sessions).

O filme contava a história (verídica) do escritor e poeta Mark O'Brien (1949-1999),  interpretado por John Hawkes, que,  aos seis anos de idade, contraiu poliomielite. A doença o fez perder os movimentos do corpo, com exceção da cabeça e o forçou a viver dentro de uma máquina que funcionava como um pulmão artificial. Aos 38 anos, Mark ainda não tinha experimentado uma relação sexual e, com a ajuda de uma terapeuta, ele se propôs a agir para realizar seu desejo. A terapeuta indicou os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o iniciou no sexo. Opositor da eutanásia, Mark era fã de beisebol e se tornou uma das principais vozes pelos direitos das pessoas com necessidades especiais nos EUA.

As cenas apresentadas foram de uma riqueza excepcional para o debate. Observando a base conceitual do Método Curação, Mark era um sujeito saudável, apesar (mas sem pesar) de suas limitações físicas. Um si-próprio que valorizava os menorinhos do viver. Com bom humor, experimentava cada novo desafio e agia para realizar seus desejos, como fez para perder a virgindade.

Cheryl, a terapeuta que trabalhou consciência corporal com o poeta, era uma si-própria ao estar junto dele e uma si-mesma em família, o que aponta nossa dificuldade em mantermo-nos saudáveis o tempo todo. Isso também indica que, na companhia de pessoas saudáveis, nós descobrimos e oferecemos o melhor de nós.

Mesmo dependente do trabalho de cuidadores, Mark era absolutamente responsável pelo próprio cuidado e produzia, para si, ações curativas. O acolhimento de que não é possível controlar o incontrolável e que sim, a vida se apresenta para nós em forma de fatos e somos nós que o significamos, está presente em todo o filme. Ou seja, nosso viver é o que fazemos com estes fatos que se apresentam para nós o tempo todo.

Outro personagem riquíssimo do filme era o padre, amigo e confidente de Mark. Ao contrário de “aconselhar”, o padre Brendan (William H. Macy) o direcionava à investigação amorosa de Curação. A Bororó25 indica o filme e convida para que se observe e se procure perceber os conceitos da tecnologia de saúde emocional em cada cena. Emocione-se com a saúde!

2 3 4 6

Informações

Data do Evento 30/09/2013 - 30/09/2013
Duração h
Horário 19:00 - 22:00
Contato contato@bororo25.com.br
Telefones (51) 3346-6171 ou (51) 99692-8185

Inscrição

Este evento já foi encerrado