Carregando
Adolescentes: abrindo um canal de comunicação

Adolescentes: abrindo um canal de comunicação

Na noite de segunda-feira (13/08), teve início o curso “Pais de adolescentes: você está preparado?”, com um público formado por pais e cuidadores ávidos em instrumentalizar-se para lidar com as questões típicas dessa faixa etária e abrir um canal de comunicação saudável com os adolescentes.

Em primeiro lugar, é fundamental que o adulto cuidador tome consciência sobre si-próprio, alertou Christiane Ganzo. Para tanto, ele deve perguntar-se “quem eu sou frente a esse outro?”, apontou a psicanalista.

Denise Aerts falou sobre uma das principais dificuldades dos pais em relação aos seus filhos: o desejo de controle. Na Bororó25, perceber que é impossível controlar o incontrolável é uma das proposições fundamentais da tecnologia da saúde emocional (Método Curação). “Amamos um sujeito mais jovem e, mesmo sabendo que ele é 100% incontrolável, na maior parte do tempo não conseguimos não invadir a vida desse outro”, disse Denise, que indicou, ainda, a necessidade de se abrir um canal de comunicação com o jovem, por meio da “oferta de nossas verdades, de nossos desejos a esse outro que amamos tanto”. Christiane, a esse respeito, orientou os presentes: “muitas vezes, um equívoco na comunicação acaba nos afastando do outro”.

Sobre os momentos de isolamento dos jovens nessa faixa etária, Christiane explicou que os jovens precisam de um afastamento para a construção de sua personalidade, de seu próprio código de valores, conectar-se com seu si-próprio. “Somente a nossa conexão conosco possibilita a conexão com o outro”. Por essa razão, é importante respeitar esse afastamento e, paralelamente, sempre que percebermos como possível, oferecermos um canal de comunicação com o adolescente.

Diferenças de criação, meios de demonstração de amor, desentendimentos, agressividade, muitas questões vieram à tona durante a aula, levantadas pelos participantes. Um aspecto, no entanto, foi comum a todos: a maneira como cada um foi educado, mesmo com sucesso, já não pode mais ser aplicada na atualidade. Os tempos mudaram, os adolescentes também. É bom para todos que essa relação flua e se fortaleça, com a instrumentalização de pais e cuidadores. Assim, eles poderão “alfabetizar” o jovem para a saúde emocional, ensinando-o a responsabilizar-se pelo próprio cuidado.

Na próxima segunda-feira (20/08), acontece a segunda aula do curso e quem ainda não se inscreveu pode fazê-lo pelos telefones 3346.6171 e 9692.8185, ou pelo email contato@bororo25.com.br.

Informações

Data do Evento 14/08/2012 - 14/08/2012
Duração h
Horário 19:00 - 22:00
Contato contato@bororo25.com.br
Telefones (51) 3346-6171 ou (51) 99692-8185

Inscrição

Este evento já foi encerrado