Carregando
Uma inconsciência bem alimentada produz saúde

Uma inconsciência bem alimentada produz saúde

No sábado (06/04), Denise Aerts e Christiane Ganzo receberam cerca de 40 pessoas para o Cine Bororó25. O tema da vez foi “Pérolas da inconsciência” e as cenas selecionadas vieram do filme “A dançarina e o ladrão”, de Fernando Trueba (Espanha).

A dançarina e o ladrão: o filme conta a história do jovem Angel Santiago (Abel Ayala), beneficiado pela anistia geral para todos os presos, quando da instalação da democracia no Chile. Entre os anistiadios está, também, o veterano Vergara Grey (Ricardo Darín), famoso ladrão de caixa-forte. Os dois têm planos muitos opostos; enquanto Grey quer apenas recuperar sua família, o jovem pensa em dar um grande golpe. No caminho da dupla aparece outra jovem, Victoria (Miranda Bodenhöfer), uma dançarina que não fala e transforma a vida dos dois.

O filme é denso, com cenas emocionantes. Durante todo o tempo, aponta o si-próprio Angel, que assume quem é, responsabiliza-se por quem está sendo a cada momento e, numa situação fortuita da vida, inicia um relacionamento com Victoria. A jovem viveu em orfanato, depois que seus pais foram mortos pela ditadura militar e, desde então, não fala. É uma dançarina como poucas, mas não recebe chances das instituições oficiais, que a colocam à margem da sociedade. Há uma troca de afeto profunda entre eles.  Com o intuito de provocar a descoberta do talento de Victoria para a dança, Angel faz o que lhe é possível. Pensa, decide e age. Acolhe quando o resultado não é o desejado. Mostra uma inconsciência bem alimentada, com ações curativas.

É fundamental que se crie, na consciência, esse ambiente de acolhimento e aceitação daquilo que se revela para nós – e que vem da inconsciência. Quando temos esse tipo de receptividade com nossas ações, com nossos pensamentos, a nossa in­consciência sente-se à vontade para se expandir e produzir saúde em nós.

“A verdade habita a inconsciência, produzindo tensão emocional, e, como a água, procura escoar. Assim, é de sua natureza revelar-se, pois necessita de expressão e alívio. É por essa razão que exige nossa atenção, uma vez que buscará inexoravel­mente o caminho da realização na vida material. Quando a consciência lhe nega esse percurso, a verdade irromperá de modo impulsivo. Trará muitas vezes danos, pois não recebeu o cuidado necessário para a escolha de sua apresentação, tanto em rela­ção à sua forma como ao seu conteúdo” (A felicidade possível, p. 49).

O próximo cine bororó25 acontece no dia 15 de junho, com o tema: “Pérolas do incontrolável do viver”. Agende-se.

Informações

Data do Evento 09/04/2013 - 09/04/2013
Duração h
Horário 19:00 - 22:00
Contato contato@bororo25.com.br
Telefones (51) 3346-6171 ou (51) 99692-8185

Inscrição

Este evento já foi encerrado