Carregando

Coletivo de Saúde Bororó25

Acreditamos que a saúde é construída no exercício da responsabilidade pelo próprio cuidado e no ininterrupto trabalho de nossas emoções. Apreciamos a definição de trabalho, como a física propõe:

W(trabalho)= F(força, intenção, propósito) X T(tempo, dedicação, prática).

Não acreditamos em milagres terapêuticos ou curas mágicas. A saúde emocional é um processo. Uma jornada. O caminho que conhecemos é o da continua investigação de nossas emoções, transformando-as em sentimentos úteis para a escolha de ações saudáveis.

Para o processo de aprendizagem constante e de produção de autoconhecimento, é vital nos acompanharmos de ferramentas e técnicas apropriadas. Nesse sentido, acreditamos na potência da associação/aplicação do Método Curação, da Medicina Ayurveda e de Terapias Complementares como apoio para esta caminhada. Em função disso, no Coworking B25, estamos unidos em um coletivo de saúde integrada.

Grupos de análise e autoconhecimento

Coaching Bororó25

O desejo de trabalhar em grupos nasceu do reconhecimento de que tudo no humano se dá a partir do encontro. Nascemos, adoecemos e nos curamos nos encontros. Impossível para o humano viver em isolamento. No encontro com o outro nos revelamos e nos reconhecemos. O outro funciona como um espelho, revelando versões do nosso eu- caleidoscópio. A sutileza do que em nós se revela em grupo, nossas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos, é uma oportunidade para o autoconhecimento. Nos grupos se reproduzem muitas das experiências cotidianas com familiares, amigos e relações de trabalho. O Grupo de Análise tem uma energia singular, terapêutica e confessional. Cria um espaço de intimidade e acolhimento na presença de companhias seguras. É a partir do relato singular de cada um que, muitas vezes, encontramos uma possibilidade, um convite a dar voz à nossa história.

Trabalho Individual

Coaching Bororó25

O cenário do trabalho emocional individual é o desenho mais conhecido e praticado pelas diferentes abordagens terapêuticas. Representa um universo bastante seguro, pois as variáveis são muito mais controladas do que no trabalho em grupo. Utilizamos esta modalidade quando a pessoa deseja aprofundar questões mais particulares.

Trabalho com famílias e casais

Coaching Bororó25

É, talvez, o trabalho mais exigente para todas as pessoas envolvidas, incluindo o terapeuta. Este trabalho emocional é muito eficaz quando os problemas identificados ocorrem nas relações familiares ou de casal, em especial, na comunicação entre as pessoas. A intervenção torna-se extremamente potente, pois é realizada dentro do próprio cenário de conflito. Isto torna o processo muito intenso, expandindo a ação terapêutica e a potência curativa de todos.

Medicina e Psicoterapia Ayurveda

Coaching Bororó25

O Ayurveda é um dos mais antigos e completos sistemas de saúde da humanidade. Em sânscrito, Ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur), e é voltado para a produção de uma vida saudável e longeva. Praticado na Índia e ensinado nas Universidades, vem sendo difundido pelo mundo como uma prática eficaz de saúde integral.

Para o Ayurveda, saúde é entendida como o equilíbrio entre bem estar físico, mental, emocional e espiritual, como a relação harmônica entre a pessoa e a natureza. A psicoterapia do Ayurveda utiliza os princípios da psicologia do Yoga, centrando sua atenção no efeito transformador das terapias sutis (aromaterapia, mantra, pranayama e meditação) na mente, uma vez que essa tem papel central na produção do adoecimento. E, quando necessário, oferece de forma complementar o uso de fitoterápicos de comprovada efetividade.

A medicina Ayurveda oferece conhecimentos sobre como cuidar bem do corpo, da mente e das emoções. A base de tudo é uma alimentação de qualidade. Se adequadamente nutrido, o corpo não adoece, a mente produz pensamentos saudáveis e a alma, emoções positivas. Por outro lado, o Método Curação oferece ferramentas que permitem o conhecimento de nossa dinâmica emocional, ampliando nosso autoconhecimento. A associação dessas duas abordagens, quer seja com foco na saúde física ou na mental-emocional, é extremamente oportuna e amplia nossa capacidade de cuidarmos bem de nós e de produzirmos saúde. Ou, como dizemos na Bororó25, “de nos fazermos felizes”.

Terapia Floral

Floral Aforismo

Os florais são utilizados como terapia complementar no auxilio do equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento nutricional, terapêutico, alopático, homeopático. Não possuem contra- indicações nem efeitos colaterais. Estimulam sentimentos como amor, fé, esperança, alegria, coragem e paz. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também auxiliam o fluxo de energia física, mental e emocional.

Terapias corporais

Coaching Bororó25

Estudos científicos apontam que a massagem contribui para um sono mais profundo e tranquilo. Alivia a ansiedade, stress, tensão, melhora a digestão e as crises alérgicas. São aconselhadas para dores musculares, costas, cabeça, entre outras, proporcionando mais vigor, vitalidade, relaxamento e restauração dos níveis de energia, propiciando sensação de bem estar e equilíbrio energético.

Yoga

Coaching Bororó25

A palavra em sânscrito Yoga, tem diversos significados. Deriva da raiz (yuj) e um deles significa “união com a própria essência”. Yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos e sua prática envolve harmonizar o corpo e mente,  através de técnicas de respiração (pranayamas) e posturas (ásanas).  As aulas de  Yoga auxiliam no alívio do estresse e são uma alternativa terapêutica para quem busca um estilo de vida mais saudável.

Meditação

Coaching Bororó25

A meditação pode auxiliar nosso bem viver. Existem muitos benefícios com a meditação. É uma prática essencial para higiene mental. Uma mente calma, melhora nossa comunicação e concentração. Traz uma sensação profunda de saúde e bem-estar se praticada frequentemente. O descanso profundo que ela oferece nos torna mais dinâmicos nas atividades do nosso dia-a-dia.

Se interessou pelo nosso projeto?
Entre em contato!